Campo Verde: maior polo têxtil de Mato Grosso

Terceiro maior produtor de algodão em pluma de Mato Grosso, com 95 mil hectares cultivados na safra 2020/2021, Campo Verde é hoje o maior polo têxtil do estado.

No município estão instaladas quatro grandes fiações que produzem atualmente em torno de 2 mil a 2,5 mil toneladas de fio ao mês. Essa quantidade deve aumentar em um curto espaço de tempo, pois, investimentos que estão sendo feitos no parque fabril de duas dessas empresas vão ampliar a produção para mais de 5 mil toneladas de fio mensalmente.

Além das fiações, Campo Verde conta também com uma tecelagem e 16 usinas de beneficiamento de algodão. No campo e na cidade, o algodão é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho e movimenta uma parte significativa da economia local.

A perspectiva é que o setor têxtil em Campo Verde cresça ainda mais com a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuollo, que ligará o terminal ferroviário da Rumo Logística, em Rondonópolis, a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

O projeto da Ferrovia prevê a passagem dos trilhos e a construção de um terminal de embarque no território de Campo Verde. Com isso, a expectativa é que mais indústrias têxteis, favorecidas pela facilidade do escoamento da produção, escolham o município para instalar suas fábricas.

Veja os números do algodão em Campo Verde

Área plantada na safra 20/21 (ha)                     95.000

Quantidade produzida/toneladas                    420.375

Valor da produção em R$                         1.289.782,00

Algodoeiras                                                              16

Fiações                                                                       4

Tecelagem                                                                  1